top of page

O quanto você é livre?

Liberdade. Para muitos é simplesmente o poder de ir e vir. Para mim é ter a certeza que minhas escolhas são realmente minhas.



Eu sempre me considerei um espírito livre. Sempre gostei de tomar minhas próprias decisões. Acho que se as consequências são minhas, o mínimo que eu posso fazer é garantir que elas virão de coisas que eu quis e que amei viver. Minhas escolhas, minhas pegadas pela vida.


"Seja quem você é, a liberdade vale mais que os padrões."

Pense nisso. O que é ser livre para você? Uns acham que a liberdade é simplesmente poder andar por aí. Não estar preso a um lugar ou situação. Mas para mim vai além. Porque podemos estar andando pelas ruas e mesmo assim ter nossa voz tirada da gente aos poucos. O julgamento, as regras e leis muitas vezes feitas sem um pingo de empatia causam mais dor e problemas, do que soluções e felicidade.


Nos últimos dias vivi situações que me fizeram refletir sobre esse tema. Parei para analisar a verdade por trás desse sentimento. Afinal ser livre não é sobre decidir a própria vida? O mais engraçado é que quando pequenos, outros decidem o que é melhor para você, o que você deve saber, o que deve comer. Aí você cresce um pouco e começa a questionar tudo, tem a sensação que finalmente tomou o controle sobre a sua vida.


Bom, pelo menos até algo fugir de seu controle e você ver que a liberdade é condicionada. Vivemos em uma sociedade onde essa palavra é muito usada e pouco analisada. Muitas vezes as coisas não são justas e por isso nos levam a fazer coisas que não nos fazem bem. E me peguei pensando, isso não é uma forma sutil de arrancar esse nosso direito?


Nos últimos dias percebi uma coisa. Você é livre só até certo ponto. Algumas escolhas, algumas coisas ao seu redor sempre vão estar fora de seu controle. Eu me vi tendo que fazer coisas que não entendi e que não concordava. Todas baseadas em leis e regras feitas sem empatia e o mínimo cuidado. Simplesmente porque alguém disse que aquele era o jeito certo.


Sabe o que eu realmente tirei disso? Falta muito amor ao próximo nesse mundo. Nosso direito à liberdade está na constituição. Lá diz que podemos nos expressar, mas mesmo assim isso não é cem por cento verdadeiro. Afinal se fugimos dos padrões somos julgados e condenados rapidamente.


E não é sempre assim? Quando as pessoas vão perceber que o caminho para a paz é a aceitação e o respeito. Temos que cuidar uns dos outros. Cuidar da nossa saúde e nos colocar em primeiro lugar. Pensar em nós mesmos não é egoísmo, é necessidade.


A vida é um presente lindo. Uma única chance de fazer o certo, de amar de verdade. Vamos pensar antes de julgar. Vamos estender a mão sem criticar. Você não sabe o que está por trás do sorriso de alguém, ou mesmo da lágrima dessa pessoa.


Aprendi que não posso controlar tudo, mas posso escolher o que vou deixar me afetar ou não. O que vou tirar de cada situação. Tudo tem um lado bom, temos que focar nele. Aprender as lições que a vida nos dá. Não consegui evitar passar pelo que passei e me feriu, mas posso sim escolher transformar isso em algo bom para o meu futuro. Decidi que não vou mais me apegar ao que passou, você não pode agarrar o futuro se está preso ao passado.


Não deixe que o que a sociedade pensa seja o motivo de você não arriscar. Viva intensamente. Porque no fim você só vai se arrepender do que deixou de fazer. Faça dos obstáculos sua vitória, das dúvidas novas oportunidades. Ninguém tem todas as respostas e nem precisa ter. A vida é feita para ser sentida e experimentada livremente.


Liberdade é direito de todos. E qualquer coisa que tire isso de você não pode ser certa. Viva sua vida como achar melhor. Lute pelos seus direitos, porque na maioria das vezes eles são tirados de nós tão sutilmente que você acaba só se dando conta quando precisa deles. Tenha empatia e trilhe seu caminho com sabedoria.


"Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector.

Até a próxima amigos, tenham um início de semana cheio de luz! 💕


Para mais posts e notícias me sigam no Instagram @gabriellihathaway 💻


Beijos e abraços,

Gabi! 😘

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page