top of page

Quero escrever um livro, e agora?

Aventuras de uma escritora de primeira viagem. Dicas de como escrever seu primeiro livro e o passo a passo de todo o processo.



Olá amigos,


Meu nome é Gabrielli, mas podem me chamar de Gabi. Esse blog é meu diário pessoal, aqui vou compartilhar com vocês meus textos e pensamentos. Além claro das novidades sobre meus livros.


Comecei a escrever meu primeiro livro alguns meses atrás. Esse sempre foi um desejo meu, mas no meio da loucura que é a vida não tinha tido a oportunidade ainda de sentar e começar a colocar minhas ideias no papel. Aproveitei todo esse caos que estamos vivendo por causa do vírus e tentei tirar algo de bom de tudo isso realizando esse sonho antigo.


Não sou formada em letras, mas sempre fui muito boa em português e redação na escola e amo ler. Isso é uma coisa importante amigos, se vocês querem escrever tem que gostar de ler. As pessoas que leem muito tem mais facilidade na escrita, conseguem discorrer os textos melhor e mais importante tem maior domínio da língua e vocabulário. O que ajuda imensamente na hora de escrever.


Os livros são um universo único e cheio de aventuras neles tudo é possível. Sempre amei ler por isso, era minha forma de viajar a lugares distantes e viver aventuras fantásticas sem sair de casa, além claro, de serem minha válvula de escape desse mundo louco e perigoso em que vivemos. Quem mora no Rio de Janeiro, como eu, vai entender do que estou falando.


Enfim, aqui vai duas dicas valiosas que me ajudaram muito a dar inicio a essa loucura toda que minha via se tornou desde que eu decidi começar a escrever e dar vida a meus personagens.


Lá vai.

1 - Organize suas ideias.


Faça um mapa mental e decida sobre o que vai escrever. Exemplos, arte, mistério, romance, aventura. Quantos personagens serão, onde vai se passar, esse tipo de coisa. Depois que tiver o assunto e as informações em mente será mais fácil começar a escrever.


2 - Monte um caderno ou arquivo de construção.


No meu caso usei um arquivo de Word. Faça uma ficha técnica dos personagens, lugares, época que o livro vai passar. Mas Gabi, eu não posso ir criando isso conforme escrevo? Pode. Mas se você já tiver algumas dessas informações em um arquivo isso vai facilitar muito todo o processo de criação da sua obra. Até porque se seus livros forem uma saga assim como os meus ter esse arquivo com as descrições de lugares e personagens vai ajudar muito a escrever a sequência.


É isso amigos, espero que vocês tenham gostado e decidam me acompanhar nessa nova aventura. Espero vocês no próximo post.



Beijos e abraços,



Gabi!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page