Como Criar Personagens Profundos e Memoráveis Usando Psicologia e Neurociência
- Gabrielli Hathaway

- 28 de mar.
- 1 min de leitura
Se você já se perguntou como os grandes escritores criam personagens tão cativantes, eu vou te contar o grande segredo, a resposta está na psicologia e neurociência.

De acordo com um estudo da Journal of Neuroscience, personagens com conflitos internos complexos ativam mais áreas do cérebro, principalmente aquelas ligadas à empatia e ao processamento emocional. Isso significa que quanto mais humanos e vulneráveis seus personagens forem, mais facilmente os leitores se conectarão com eles.
A neurociência revela que o cérebro humano é naturalmente atraído por personagens que refletem nossas próprias lutas emocionais. Isso é porque, quando vemos um personagem enfrentando dilemas reais, o nosso cérebro ativa os sistemas de empatia. Por exemplo, ao mostrar um personagem lutando contra seu maior medo ou desejo, você cria um vínculo emocional imediato com o leitor.
Além disso, a psicologia do comportamento sugere que os leitores se conectam ainda mais com personagens que possuem características contraditórias. Esse tipo de complexidade emocional faz com que o leitor queira entender o que motiva aquele personagem, como ele vai superar os obstáculos. As histórias mais impactantes frequentemente exploram as falhas e os dilemas morais de seus protagonistas, e isso se traduz em uma escrita mais envolvente.
Quer criar personagens que vão ficar na mente do leitor por anos? E escrever um verdadeiro best-seller?
Então entre na comunidade Escritores Inesquecíveis, lá eu ensino todas as técnicas sobre como construir personagens psicologicamente ricos e inesquecíveis. Transformando o seu livro em um verdadeiro sucesso literário.
Basta clicar aqui: 'ESCRITORES INESQUECÍVEIS'





.png)



Comentários