Será que livros nacionais são todos ruins assim?
- Erica Almeida
- 8 de abr.
- 1 min de leitura
Muita gente diz que livro nacional é ruim, mal escrito… Mas posso garantir que não é bem assim. Existem muitos livros incríveis por aí.

Há mais de dois anos, 90% das minhas leituras são de autores nacionais, e nesse tempo encontrei histórias maravilhosas, diferentes, e — claro — muito bem escritas. Livros que mereciam muito mais reconhecimento do que realmente têm.
— Ah, mas eu li um e não gostei…
Leia outro. Dê outra chance, assim como você faria com um livro internacional. Temos obras nacionais incríveis que, na minha opinião, dão de 10 a 0 em muitos títulos gringos supervalorizados (não que os internacionais não sejam bons também, mas não podemos esquecer dos nossos).
Muita gente critica sem nunca ter lido um nacional. E os que leem, muitas vezes, acabam se surpreendendo — e até se apaixonando pela história.
O problema é o preconceito. As pessoas desconfiam daquilo que é feito aqui, não procuram, e acabam perdendo a chance de ler verdadeiras obras de arte, lindas e prontas para serem descobertas.
Falo isso como alguém que entrou no mundo literário principalmente por causa dos livros nacionais, e que lê com frequência autoras brasileiras.
A cada nova leitura, me deparo com uma nova surpresa. Por isso, peço: leiam mais nacionais. Indiquem. Comprem livros nacionais. Vamos valorizar o que é nosso. Vamos divulgar a nossa literatura. A do nosso país.
Erica Almeida
Comments