Por que devo fazer Revisão do meu livro?
- Lidiene Costa
- 10 de abr.
- 1 min de leitura
Ser leitor realmente é viajar por cenários diferentes e interessantes a cada livro. Em minha experiência como leitora, desde a infância, aprendi a sonhar e deixar-me levar pelas asas da imaginação.

O que flui na mente de um escritor, muitas vezes, nem ele mesmo consegue explicar. Ele vai para a frente do computador e digita sem parar as ideias, os lampejos do enredo, as centelhas de uma obra, inúmeras vezes sem preocupação com a escrita correta ou as regras gramaticais.
Este caro artista literário não está errado. O importante realmente é registrar seus momentos de inspiração da forma que der no intuito de não perder nenhuma frase ou palavra e permitir a avalanche maravilhosa de criatividade fluindo.
Neste instante espetacular no qual o livro está completo é que entra em cena o revisor. O profissional da correção, o apaixonado pelas letras e pela edição do texto, aquele que, em termos poéticos, irá lapidar a pedra preciosa, numa modelagem cuidadosa e particular.
Cada corretor possui um jeito próprio de tratar as páginas que recebe no arquivo do autor.
O que é belo de perceber é que, quanto mais esse profissional se dedica à leitura, mais facilidade terá em observar a coesão, a coerência, os usos de expressões, figuras de linguagem e irá identificar, rapidamente, as repetições, dando opções ao seu cliente para
os vocábulos.
Meu contentamento em revisar advém não somente de receber a confiança do escritor para lidar com seus preciosos capítulos, mas também de reconhecer quão prazeroso é fazer parte dessa construção, auxiliando com o conhecimento da Gramática e sua parte complementar, a Estilística.
Lidiene Costa
Comments